sábado, 26 de dezembro de 2015

Os Chacras


Chacra coronário que corresponde a vibração de OXALÁ, é de cor violeta e representa a consciência e o conhecimento, ele permite a ligação do homem às energias superiores. Relaciona-se à glândula PINEAL, fisicamente atua no sistema nervoso central. Em desequilíbrio, nos causa ausência de sintonia com a espiritualidade, estado de depressão, falta de significado na vida e alienação, materialismo exacerbado, ausência de fé e objetivos na vida. 



Chacra frontal que corresponde a vibração das SENHORAS (Oxum, Iemanjá, Iansã e Nanã), é de cor azul (índigo ), relaciona-se a vidência e a intuição e esta ligado aos sentidos. Associa-se à glândula PITUITÁRIA (Hipófise). Comanda o sistema visual e auditivo, sendo também responsável pela concentração, memória e imaginação. Quando em desequilíbrio poderá trazer problemas de visão, rinite, falta de atenção, com dores de cabeça frequentes e pesadelos.

Chacra laríngeo que corresponde à vibração de IBEJI (Iori ou crianças), de cor azul claro associa-se a glândula TIREÓIDE (e paratireoides) ligada ao metabolismo do corpo, rege ainda a garganta, a laringe, as cordas vocais, a boca e o nariz. Relaciona-se a comunicação, a criatividade e a capacidade de receber e assimilar as informações. Desequilibrado, causa garganta inflamada, resfriado, problemas na tireoide, faringe e dentes, incertezas, indecisões, gagueira, fadiga e asma, dificuldades nas realizações, falta de maturidade para conviver com críticas externas e também problemas com o sistema endócrino.




Chacra cardíaco que corresponde a vibração de XANGÔ, de cor verde, é associado ao TIMO e comanda o coração e o sistema circulatório, sendo responsável também pela saúde e vitalidade do corpo físico.  Relaciona-se ao amor incondicional, é por ele que passa toda nossa energia. Quando existe um bloqueio nesse chacra, a pessoa sente depressão, angústia, irritação ou pontadas no peito, sensação de vazio, supressão do sistema imunológico, bloqueio das emoções superiores rancor, mágoas, dificuldades de perdão, egoísmo e problemas cardíacos.

Chacra plexo solar que corresponde a vibração de OGUM, é de cor amarela está associado ao PANCREAS, rege o aparelho digestivo e renal.  Relaciona-se a vitalidade, ao saber, a comunicação, ao aprender, ele representa a personalidade do ser humano. Desequilíbrio: causa enjoo, medo ou irritação timidez, egoísmo, narcisismo, egocentrismo, propensão para a raiva e violência, falta de sociabilidade, alergias, tristeza, desanimo, falta de energia, preocupações excessivas, medo de agir, indecisões, úlceras, gastrites, problemas nos rins e má digestão.

Chacra umbilical que corresponde a vibração de OXÓSSI, localiza-se dois dedos abaixo do umbigo, de cor laranja, associa-se as GONADAS (testículos e ovários). Regem os órgãos sexuais, reprodutores e é a sede do instinto da preservação da espécie. Relaciona-se a curiosidade, a sexualidade, ao prazer material, é o chacra da reprodução. Desequilíbrio: falta de vitalidade, impotência, desânimo, anomalias uterinas, na bexiga, rins, ovário e próstata, ou muita insatisfação pessoal, porque  este Chacra nos proporciona o prazer de viver.





Chacra básico que corresponde a vibração das ALMAS (Almas, Pretos Velhos e Exus) de cor vermelha associa-se as GLÂNDULAS SUPRARRENAIS, comanda a coluna vertebral, pés, e instintos físicos. Relaciona-se a sobrevivência, ao mundo material e físico, através dele se dá a conexão do ser com o planeta.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

2016 ano de Oxalá e Iemanjá

Oxalá (Deus Supremo) criado por Olorum, sincretizado como Jesus Cristo, representa fé e paz, gerando os sentimentos de religiosidade, ele traz  aos seus filhos, bondade, paciência, tolerância, perdão, compaixão, confiança e esperança.

Iemanjá pertence ao trono da Geração, da vida. Traz união e transforma a convivência das pessoas comuns numa família (como os irmãos de fé) cria raízes, sentimentos nobres de amor puro de mãe, de filho e até mesmo os irmãos-amigos que adotamos pelo caminho de nossas vidas. Dá-nos a renovação e vontade de viver, equilíbrio e paz em nossos lares.

E em 2016, nada mais belo do que a paz de Oxalá e a proteção de mamãe Iemanjá. São orixás que trazem harmonia, direcionamento e equilíbrio, portanto será um ano de realizações equilibradas, de praticar a generosidade ao próximo, de utilizar da criatividade para superar os desafios. Será um ano de recomeço, de repensarmos nossas atitudes, de praticarmos a caridade no seu real sentido, de trazer a união em nossos lares, de amar o próximo e também de colher o que plantamos em 2015. Oxalá nos dará a oportunidade de mudarmos a direção de nossas vidas. Se caminharmos com fé, pés no chão e evitando caminhos tortuosos para melhorar nossas falhas será um ano abençoado, equilibrado e com muitas oportunidades.