domingo, 26 de dezembro de 2010

Falando um pouco sobre nós e 2011


Estamos passando por mudanças, onde alguns fingem indiferença, outros realmente não as percebem e também esta sendo um tanto dolorosa para alguns de nós...

Mas tudo o que esta acontecendo tem um propósito que é nos fortalecer rumo ao trono do Conhecimento e da Evolução...e aqueles que não seguirem “nesta” caminhada serão direcionados a outros campos de evolução e não serão desamparados pelo Pai Celestial, será apenas uma transição, pois estaremos passando neste ano por Mercúrio que será o mensageiro das boas novas.

E acredito que realmente o faça, pois na mitologia grega Mercurio significa mensageiro, ele cuida da paz e da guerra e são seus principais atributos a mudança e a transição, se assemelha a Exu em nossa crença.

Talvez nos traga confusões, mas também nos dará a oportunidade de repensarmos no que realmente desejamos e apartir dai veremos que é muito simples ser feliz, estar bem, ver enfim as coisas boas da vida, que podem estar num sorriso amigo, numa ajuda ao próximo, em um bate papo com pessoas que gostamos...é claro que todos passamos por problemas, eles fazem parte de nossa evolução, entretando devemos fazer deles uma “escola”, e não uma “prisão”, ou seja, na escola erramos, tentamos novamente e erramos até acertar e passar para a próxima fase, na prisão não saímos, pois não tentamos, ficamos aprisionados em nós mesmos, fechados para mudanças, para novas conquistas...portanto se estiver preso neste momento fuja, encontre a saída e corra, corra o mais que puder, até encontrar o caminho que o levará ao sucesso de viver, e evolua, deixe para traz todas as correntes, as algemas, as amarras e viva intensamente, EVOLUA SEMPRE!!!!!!!!

Vamos aproveitar esse período que se aproxima e que irá permanecer até 2025 para nos fazermos melhores, mais unidos, não vamos deixar a apatia, a depressão, o desânimo, a baixa energia nos afetar, vamos lutar juntos, unindo forças, juntos seremos mais fortes para superar as dificuldades e mais felizes em compartilhar o amor de DEUS!!!!!!

Iansã governará 2011 e novamente a tranformação fará parte da nossa vida e portanto teremos um ano bastante agitado e devemos nos preparar para ele nos fortificando e nos unindo e como este ano também estará relacionado a Oxum, que simboliza a doçúra, o amor Eas intuições, e lembrando que Iansã e Oxum são próximas em algumas características como quando falamos de amor, de alegria, de intuição, de movimento e da realização, e portanto um ano de guerras e realizações, de amor e de justiça e de muito trabalho!!!!!!

 
Que Oxalá os ilumine, abençõe e proteja sempre!!!!!!

domingo, 19 de dezembro de 2010

A Lição da Borboleta


Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.

Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.

Então pareceu que ela parou de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais longe.

Então o homem decidiu ajudar a borboleta, ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente.

Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.

O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo,que iria se afirmar a tempo.

Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas.

Ela nunca foi capaz de voar.

O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário a borboleta para passar através da pequena abertura era o modo que Deus fazia com que o fluído do corpo da borboleta fosse para as suas asas de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.

Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida.

Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados.

Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido.

Nós nunca poderíamos voar.

Eu pedi Força... e Deus me deu Dificuldades para me fazer forte.

Eu pedi Sabedoria...

e Deus me deu Problemas para resolver.

Eu pedi Prosperidade...

e Deus me deu Cérebro e Músculos para trabalhar.

Eu pedi Coragem...

e Deus me deu Perigo para superar.

Eu pedi Amor...

e Deus me deu pessoas com problemas para ajudar.

Eu pedi Favores...

e Deus me deu oportunidades.

Eu não recebi nada do que pedi...

Mas eu recebi tudo de que precisava.

domingo, 28 de novembro de 2010

Passe Magnético x Passe Mediúnico

Os passes mediúnicos e magnéticos têm em comum a utilização de energias extrafísicas e sutis, onde o passe magnético qualquer um pode aplicar desde que esteja com uma boa saúde e tenha bom senso e discernimento sobre seus atos, entretanto o passe mediúnico só pode ser dado pelo ser humano que tenha a mediunidade de incorporação.

O passe magnético é uma transferência de energias, entre o passista e o assistido, entretanto nem todos alcançam qualquer melhora, pois é necessária a confiança e a fé, e principalmente o permitir, para que o socorro e o equilíbrio energético sejam restabelecidos.

Lembrando que apenas as pessoas com algum grau de sensibilidade magnética poderá sentir fisicamente sensações boas ou más durante o passe.

Outra diferença entre passe magnético e mediúnico é o campo de atuação. No passe magnético é tratada a limpeza energética e em seguida o equilíbrio de suas energias através da transfusão de poderosas energias positivas e equilibradoras; no passe mediúnico além da limpeza e da energização existe a possibilidade da atuação dos guias trazerem e doutrinarem obsessores ou mesmo acabar com miasmas astrais.

André Luis em seu livro “ Nos Domínios da Mediunidade” escreveu um capítulo sobre “serviço de Passes” que fala sobre a conduta do médium e também daquele que busca a cura, o benefício, onde menciona o passe magnético como ministrado com os recursos do próprio médium e o passe ministrado com recursos magnéticos vindos no momento do plano Divino.

Lembrando que seja qual for o tipo de passe que irá aplicar, ele é de Deus, que devemos ser humildes pois somos simples intermediários de Deus e ainda devemos ter boa vontade, prece, mente pura, amor incondicional, e convém lembrar que o desequilíbrio, as mágoas, iras, desconfianças, etc nos faz sofredores, portanto não teremos o que oferecer ao próximo, devemos então em primeiro momento nos ajudar, nos equilibrar para poder futuramente poder ajudar outras pessoas.

Atoto Abaluae!!!!!!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Reflexão

Somos seres humanos e, portanto falhos, entretanto a todo o momento temos de nos policiar para não ter determinadas atitudes que venha a denegrir a imagem de “Nossa Casa”, até mesmo nas palavras que proferimos aos irmãos que vem nos procurar, solicitando ajuda nos momentos em que o desespero o abate.

Somos falhos sim, entretanto ao iniciar um trabalho devemos nos despir de toda ignorância, rispidez, preconceito, rancor, altruísmo, enfim devemos apenas vestir as roupas do amor incondicional, da fé, da compreensão e permitir que através da infinita bondade de Deus, o amor flua no coração de todos e o livre arbítrio, os limites de cada um e o que querem para suas vidas seja respeitado.

Freqüentar um Terreiro como consulente é fácil, pois vamos apenas procurar soluções para nossos problemas e algumas vezes os problemas de nossas famílias, entretanto quando vestimos a “Roupa Branca” e nos dispomos a ajudar o outro, devemos ter em mente que estamos fazendo o papel de consoladores, de orientadores, de apaziguadores, e devemos pelo menos nas horas em que estamos lá, nos despir de nosso mundo umbilical e realmente olhar para o outro com amor e respeito ajudando-o na medida do possível, de acordo com a justiça divina e o merecimento de cada um.

Que Pai Oxalá os ilumine sempre!!!!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ser ou Não Ser Umbandista?

Li este artigo no Jornal de Umbanda Sagrada edição 120 - Maio de 2010 escrito por Monica Berezutchi - Monica@luzdourada.org.br onde o que ela escreve faz perfeitamente o meu pensamento em relação aos Umbandistas e estou compartilhando para que todos que o lerem possam refletir...

Ser Umbandista é vestir a roupa branca e sair na rua sem receio ou preconceito do que os outros vão pensar;

Não ser Umbandista é só se trocar no Terreiro e pendurar as roupas escondidas no varal de casa para os visinhos não verem.

Ser Umbandista é usar suas guias de proteção no pescoço, suas pulseiras consagradas, as fitas pretas cruzadas pelos Srs. Exus...

Não ser Umbandista é esconder suas guias na bolsa, usar calça comprida no calor pra esconder suas proteções...

Ser Umbandista é defumar sua casa e abrir todas as janelas e portas...

Não ser Umbandista é fazer sua defumação com pouco carvão, pouca erva e tudo fechado, para que não sintam o cheiro...

Ser Umbandista é ler os livros no ônibus, trem, metrô, em casa ou sobre a mesa do trabalho...

Não ser Umbandista é encapar os livros com papel “pardo” para que ninguém pergunte o que esta lendo...

Ser Umbandista é responder ao censo e pedir para que coloque não outras religiões e sim Umbandista...

Não ser Umbandista é dizer que é espírita, ou católico ou de outras religiões...

Ser Umbandista é colocar um adesivo de tridente ou de Orixá ou até mesmo uma frase como “Exú é mojubá” no carro...

Não ser Umbandista é comprar adesivos e colocar na porta do guarda-roupa, detalhe, do lado de dentro...

Ser Umbandista é ouvir seu cd de Umbanda no volume normal, sem incomodar as pessoas, mas num tom que você goste, inclusive cantar também...

Não ser Umbandista é gravar no seu MP3, Ipod ou ouvir só com o fone de ouvido, à noite no seu quarto, cantando só mentalmente...

Ser Umbandista é ir aos pontos de força, realizar suas oferendas e despachos, inclusive recolher e limpar a casa dos Orixás...

Não ser Umbandista é ter vergonha de ir aos pontos de força ou entregar tudo correndo e virar as costas deixando a casa dos Orixás suja, por medo que alguém o veja fazendo seu ritual Umbandista...

Ser Umbandista é saber que é um instrumento, é um médium, o cavalo de trabalho...

Não ser Umbandista é usar do ego e da vaidade achando que a mediunidade de incorporação o transforma em Superstar do terreiro.... Ser ou não ser Umbandista?

sábado, 1 de maio de 2010

Katia, Feliz Aniversário!

Ao longo de nossas vidas encontramos pessoas das mais diversas, onde algumas se tornam próximas e outras apenas passam como em um filme. As que estão próximas estivemos em algum momento com elas no plano superior e fizemos um “contrato” referente a sua caminhada aqui na Terra e nos encontraremos em algum momento da vida para lembrar-lhe algo que precisa ser feito, as vezes abrir-lhe os olhos para algo que no momento não esta vendo ou simplesmente para dar-lhe a mão em um momento difícil.
E hoje quero te dar meus parabéns por mais um ano que esta completando, melhorando como ser humano, ajudando a quem lhe pede, ou simplesmente ouvindo os amigos que muitas vezes esperam apenas que alguém os ouça e que os compreenda em seus momentos de reflexão.

E que esse momento de renovação para sua alma e espírito lhe traga paz, amor e a certeza de estar fazendo o melhor por você e pelo próximo e que desse dia em diante você seja mais forte, mais feliz e encontre mais motivos para caminhar em busca da sua perfeição interior...

Que Pai Oxalá lhe ilumine e lhe traga a paz sempre!!!!!!!!

FELIZ ANIVERSÁRIO AMIGA!!!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Umbanda Quem es?

O presente texto foi uma mensagem recebida do plano espiritual e escrita  por Elcyr Barbosa.

Quem sou?
É difícil determinar,
Sou a fuga para alguns, a coragem para outros.
Sou o tambor que ecoa nos terreiros, trazendo o som das selvas e das senzalas.
Sou o cântico que chama ao convívio seres de outros planos.
Sou a senzala do Preto Velho, a ocará do Bugre, a cerimônia do Pajé, a encruzilhada do Exú,
O jardim da Ibejada, o nirvana do hindu e o céu dos Orixás.
Sou o café amargo e o cachimbo do Preto Velho, o charuto do Caboclo e do Exú,
O cigarro da Pomba Gira e o doce do Ibejê.
Sou a gargalhada da Rosa Caveira do Cruzeiro das Almas, o requebro da Maria Padilha,
A Seriedade de Seu Marabô.
Sou o Sorriso e a meiguice de Maria Congá de Aruanda, a tranquilidade de Mariazinha da Praia,
Risotinho, Joãozinho da Mata e a sabedoria do Caboclo Tupynambá.
Sou o fluído que se desprende das mãos do médium levando a saúde e a paz.
Sou o isolamento dos orientais onde o mantra se mistura ao perfume suave do incenso.
Sou o Templo dos sinceros e o teatro dos atores.
Sou livre. Não tenho Papas.
Sou determinada e forte.
Minhas forças? Elas estão no homem que sofre, e que chama por piedade, por amor, por caridade.
Minhas forças estão nas entidades espirituais que me utilizam para seu crescimento.
Estão nos elementos. Na água, na terra, no fogo e no ar;
Na pemba, na tuia, na mandala do ponto riscado.
Estão finalmente na tua crença, na tua fé;
Que é o elemento mais importante na minha alquimia.
Minhas forças estão em ti, no teu interior, lá no fundo,
Na última partícula da tua mente, onde te ligas ao criador. Quem sou?
Sou a humildade, mas cresço quando combatida.
Sou a prece, a magia, o ensinamento milenar, sou cultura.
Sou o mistério, o segredo,
Sou o amor e a esperança. Sou a cura.
Sou de Ti, sou de Deus.
Sou Umbanda. Só isso. SOU UMBANDA.

História de Maria Mulambo

... Por volta de 1818 eu nasci.

Meu nome é Maria Rosa da Conceição, sou filha de um fazendeiro em Alagoas.

Cresci na fazenda de meu pai, e me apaixonei pelo capataz da fazenda, e acabamos nos encontrando escondido de meu pai.

Aos 19 anos, fui prometida para o filho de um outro fazendeiro. Mas sem amá-lo e amando profundamente o capataz da fazenda, resolvi fugir para Pernambuco.

Meu pai mandou nos perseguir e um dia fomos encontrados pelo novo capataz de meu pai e alguns jagunços.

Vi meu marido ser morto por golpes de facão e eu fui violentada e humilhada por todos que estavam ali e levada de volta para meu pai com minha filha recém nascida.

Meu pai me humilhou e com uma expressão de muito orgulho cuspiu no meu rosto e no de minha filha e nos expulsou.

Não tive medo de enfrentar a vida, mas minha filha não merecia este tipo de vida. Resolvi fugir novamente para Pernambuco e pedir amparo para minha filha aos meus tios.

Eles me receberam não como sobrinha, mas como serviçal e fui novamente muito humilhada e agredida, sendo que suportei em nome de minha filha.

Vi minha filha ainda muito pequena, que mal engatinhava morrer de varíola. Ai fugi novamente.

Agora sozinha e sem amparo, não tive alternativa a não ser me entregar a prostituição.

Nessa vida de orgias, muita bebida e fumo, acabei por pegar tuberculose e muitas doenças venéreas.

Pssei a ser rejeitada até pelas prostitutas do lugar e as pessoas sempre que me viam nas vielas, passaram a me chamar por puro escárnio de Maria Mulambo.

Os anos se passaram e fui encontrada pelos meus irmãos, mas já era muito tarde.

Em um de meus últimos suspiros, fui visitada e amparada por um espírito... Maria Padilha que estou ligada até hoje.

Sou Maria Mulambo. Desculpe, e fique em paz.

sábado, 20 de março de 2010

Aos Orixás

Alguns anos atrás uma amiga enviou uma mensagem para meu celular, achei linda e a guardei. Hoje chegou o momento de compartilhar...

Se estiver em paz é Oxalá habitando seu coração;
Se houver guerra é Ogum lutando pelo que é seu;
Se sentir o cheiro da mata tenha certeza Oxóssi está com sua flexa para te defender;
Se pisar em uma pedra lembre-se é Xangô e ele esta ali para fazer justiça;
Iemanja vem das águas trazendo renovação;
Oxum esta nas cachoeiras limpando e purificando;
Se sentir um vento forte é Iansã levando todas as negatividades para bem longe de você.

Luz, Força e Proteção para seus Caminhos!!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Tipos de Mediunidade

1 - Vidência: é o tipo de mediunidade que permite ver as entidades, as irradiações. Pode ser de três tipos:
Direta, o médium pode ver as entidades de quatro maneiras diferentes:

1. Projeção, o médium vê apenas um facho de luz, uma coloração que depende da vibração atuante. Não vê forma humana, nem identifica a entidade.

2. Parcial, o médium percebe uma forma humana ao lado de quem está trabalhando espiritualmente, mas ainda não dá uma perfeita identificação. Vê somente o contorno, a forma.

3. Acavalamento, o médium vê a entidade por cima dos ombros de outro médium. Já percebe se é masculina ou feminina, se é caboclo ou preto-velho ou outro falangeiro qualquer, se os cabelos são longos ou curtos, etc. Muitos médiuns que tiveram esse tipo de vidência afirmam, por desconhecimento, que as entidades vistas possuíam mais de dois metros de altura, não percebendo que a entidade, vista acima dos ombros de outro médium, produziu uma falsa impressão de altura.

4. Encamisamento, o médium vê a entidade toda, perfeita. Isso acontece na incorporação integral, quando a entidade toma conta do corpo de um outro médium.

Vidência Intuitiva, o médium vê apenas com a mente. Ele se concentra e recebe a imagem mental, por intuição.

Vidência Focalizada, o médium utiliza algum objeto para a vidência, como um copo d'água ou um cristal. As imagens aparecem no objeto de vidência.

2 - Clarividência: é o tipo de mediunidade que permite ver fatos que ocorreram no passado e que ocorrerão no futuro. Os clarividentes podem ver os corpos astral e mental de outras pessoas, e tomar conhecimento da vida em outros planos espirituais. É um tipo raro de mediunidade.

3 - Intuição: Médiuns Intuitivos: captam o pensamento dos Espíritos;

4 - Audição: o médium ouve uma voz clara e nítida nos seus ouvidos e dessa forma recebe as mensagens. Na audição, devemos ter o mesmo cuidado que temos na intuição, no que diz respeito à identificação de quem está dando a mensagem.

5 - Transporte: é a capacidade de visitar espiritualmente outros lugares, enquanto o corpo físico permanece repousando tranqüilamente; o espírito se desliga do corpo e vai para o espaço. Esse transporte pode ser voluntário ou involuntário.

5.1 - No transporte voluntário, o médium se predispõe a realizá-lo. Ele se concentra e se projeta espiritualmente a outros lugares, tomando conhecimento do que vê e do que ouve.

5.2 - O transporte involuntário ocorre durante o sono. Todos nós nos desligamos do corpo físico durante o sono e entramos em contato com pessoas e lugares dos quais não nos recordamos ao acordar. Às vezes, recebemos nesses transportes soluções para os nossos problemas que, mais tarde, nos parecerão idéias próprias. A respeito, diz um ditado popular: "Para a solução de um grande problema, nada melhor que uma boa noite de sono".

Desdobramento: é um transporte em que o espírito do médium fica visível à outra pessoa. O corpo físico fica repousando, o espírito do médium se transporta a outro ambiente e, nesse ambiente, torna-se visível.

Sonambúlica: Médiuns de Desdobramento: são capazes de se afastarem de seu corpo físico e desenvolverem atividades espirituais;

6 - Psicografia: tipo de mediunidade muito comum, podendo ser Intuitiva, Semimecânica ou Mecânica. É a capacidade de receber comunicações pela escrita.

6.1 - Psicografia Intuitiva, o médium recebe as mensagens na mente e as passa para o papel. É pura intuição.

6.2 - Na Psicografia Semimecânica, o médium, à medida que vai escrevendo, vai também tomando conhecimento do que escreve. O espírito atua, simultaneamente, na mente e na mão do médium.

6.3 - Na Psicografia Mecânica, o espírito atua somente na mão do médium, que escreve sem tomar conhecimento da mensagem recebida.

7 – Psicopictografia: Quando, ao invés de escrever, o espírito utiliza a mão do médium para pintar.

8 – Psicofonia: Médiuns Falantes ou Psicofônicos: permitem a comunicação dos Espíritos através da fala; casos raros podem apresentar a xenoglossia, o médium não conhece a língua falada.

9 – Efeitos Físicos: Médiuns de Efeitos Físicos: são particularmente aptos a produzir fenômenos materiais, como os movimentos de corpos inertes ou ruídos, materialização de Espíritos, etc. Foram muito comuns no passado e tinham a finalidade de chamar a atenção para os fenômenos espíritas, mas hoje, são cada vez menos freqüentes;

10 – Cura: Médiuns de Cura: são capazes de aliviar ou curar doenças pela prece ou pela imposição das mãos;

11 – Psicometria: Médiuns Psicômetras: são aptos a detectar a vibração existentes em objetos e locais.

Texto de Reginaldo Ludscher - Detroit's Spiritist Society Brother Stephen

Médium Novo...

Às vezes ouvimos uns absurdos como “aquele guia é novo! Ou, começou agora e já esta dando passes! Será que ele tem força? Meu problema é muito sério não quero passar com médium novo! E por ai vai.... Santa ignorância! Ou será falta de informação e estudo? Prefiro a segunda opção....

Por ouvir e ver situações parecidas resolvi esclarecer as “duvidas” acima:

Em primeiro momento não se deve confundir o guia com o médium que esta dando a consulta, o médium pode até ser novo e estar em desenvolvimento, entretanto o guia já trabalha a muito mais tempo do que imaginamos e nos mais variados lugares, ele esta apenas utilizando um cavalo novo para multiplicar a caridade, lembrem-se o mesmo guia que esta em seu terreiro também trabalha em outros e também fora deles, portanto não se desfaça dos guias e nem do médium, respeite-os chame o guia pelo nome se ele já o deu, caso contrário chame-o por Pai ou Senhor, só chame o médium por seu nome quando não estiver incorporado!

Lembrem-se somos médiuns por expiação, não somos santos, nem perfeitos temos nossas falhas, mas buscamos na Umbanda com a prática da caridade, do amor melhorar como pessoas e espiritualmente e que na Umbanda, aceitam-se adeptos de todos os cultos religiosos, não há privilégio e nem preconceitos sobre cor, raça ou religião, não há intolerância religiosa, o dinheiro não tem o poder de salvar ninguém, a caridade não é limitada, não se faz da caridade mercadoria: dá-se de graça o que de graça se recebe, a caridade é pura; está próxima de Deus!"

E por fim se você não tem a mediunidade da visão e não consegue ver além de seus olhos, então feche-os e passe a olhar com a ALMA, você verá que o que acontece dentro da gira vai muito além de nossa compreensão e que só através da FÉ perceberemos a grande energia que nos rodeia e que nos permite ajudar o próximo. Não sejamos limitados!!! Todos temos forças suficientes para praticar a caridade e doar energias aos que precisam, deixem o ceticismo de lado, CREIAM!!!!

Caridade...

Segundo o dicionário caridade significa: s.f. Na Teologia Amor a Deus e ao próximo: a caridade é uma das três virtudes teologais. / Na expressão comum, amor ao próximo: agir por pura caridade. / Esmola, favor, benefício: fazer a caridade. / Bondade, compaixão.

Mas será que nós compreendemos o que tudo isso quer dizer? Será que a praticamos no sentido puro da palavra?

Quando um irmão novo se junta a nós o recebemos nos preceitos da caridade e do amor? Damos a ele a oportunidade de “somar” conosco? Ou simplesmente o julgamos antes de conhecê-lo? Ou julgamos de onde ele veio, ou com quem veio? Nossa função não seria justamente o contrário?

Vinde a mim todos os cansados e sofredores que eu os aliviarei, essas são palavras de Jesus, e nós quando alguém nos procura os ajudamos? Ou simplesmente julgamos?

Esperemos pacientemente e se o irmão não condiz com o que esperamos, não faz mal, ele esta ali e cabe a nós ofertar a ele a fé, a caridade e o amor incondicional, e se um dia ele partir se lembrará que os irmãos de fé o receberam de braços abertos, como Cristo o faria...

Segundo Jesus Caridade é o contrário de egoísmo e humildade o contrário de orgulho. No livro dos Espíritos diz que a "Caridade, segundo Jesus, não se restringe somente à esmola, mas abrange todas as relações com os nossos semelhantes".

Buscamos em nosso dia-a-dia a felicidade, entretanto jamais a encontraremos se não praticarmos a caridade pura e ao mesmo tempo sermos humildes de coração, pois ninguém conseguirá a paz de espírito se for maldoso, egoísta, falso, insincero, etc. a paz só brotará em nossos corações a medida que consigamos “limpar” nossa mente e nosso coração de toda nocividade existente através do amor, da fraternidade, da solidariedade, do amparo aos mais fracos, do treino da paciência e por ai vai...é que chegaremos a verdadeira caridade e conseqüentemente seremos mais felizes......

Extraí do 2º número do Jornal a Caridade, julho de 1956 o paragrafo a seguir que apesar de escrito a muitos anos nos dá na minha visão o verdadeiro sentido da palavra CARIDADE:

“Apartar a pedra do caminho para que ninguém nela venha a tropeçar; Preparar o espírito para ajudar a qualquer momento; Não te maldizer daquilo que não te parecer justo; Não esperar que o necessitado te procure, vá ao encontro dele; Perdoar sempre, humilhar nunca; Não praticar atos contrários à consciência universal; Não falar mal de ninguém, servir sempre e de boa vontade!”

Muito Axé a todos os filhos de fé!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Oração antes de entrar Casinha


Deus, meu Senhor, em teu nome e em nome de todos os Orixás, guias e protetores

Venho lhe rogar que ao ingressar nesse solo sagrado eu deixe lá fora a vaidade, o orgulho, a desesperança, a maledicência e a critica infundada.

Que o abraço fraterno coroe o nosso trabalho e a nossa irmandade!

Que a luz ilumine o nosso coração no sentido da caridade pura, da fé e da razão Permita SENHOR que assim seja!

Saravá Olorum! Saravá Zambi! saravá todos os terreiros de Umbanda!

Quantos Filhos Sua Casa Tem?

Um dia um jornalista ao entrevistar uma Mãe de santo, perguntou:

Quantos filhos sua casa tem?

A senhora não lhe respondeu como ele esperava, disse que ele deveria acompanhar as atividades do terreiro na próxima semana que ele teria a resposta.

E assim foi no sábado pouco antes de se iniciarem os trabalhos lá estava ele sentado na assistência observando tudo. Viu que havia mais os menos 40 médiuns, quase todos estavam na corrente, prontos para a gira, e aproveitavam estes momentos que antecediam o inicio dos trabalhos para mostrarem uns aos outros suas roupas novas, ou pra colocar algum assunto em dia.

Mas notou também que um grupo de cinco médiuns estava em plena atividade arrumando as coisas para o inicio dos trabalhos.

O trabalho foi muito bonito e alegre, quando terminou viu que a grande maioria dos médiuns se apressa em se retirar, uns por que queriam chegar logo em casa, outros por terem algum compromisso. Notou mais uma vez que aqueles mesmos cinco médiuns que antes do inicio arrumavam as coisas, agora eram os que começavam a limpar e organizar o terreiro depois dos trabalhos.

Na segunda feira haveria um momento de estudos no terreiro e ele foi convidado, ao chegar ao local, chovia muito e viu que menos da metade da corrente se fazia presente, novamente notou que aqueles cinco estavam lá.

Na quinta-feira haveria um trabalho na linha do Oriente, e também passaria na TV um jogo da seleção, novamente bem menos da metade da corrente compareceu, mas aqueles cinco estavam entre eles.

No sábado novamente estava sentado na assistência e novamente repetiu-se o que havia acontecido na semana anterior, os cinco médiuns fazendo os últimos preparativos para o inicio dos trabalhos, e também começaram a limpeza assim que estes se encerraram, e foi no término dos trabalhos que foi chamado pela Mãe de Santo, que lhe perguntou:

Você conseguiu descobrir quantos filhos tem em nossa casa?

Contei 43 minha mãe – respondeu.

Não, filhos verdadeiros tenho cinco. São aqueles que estavam presentes em todas as atividades da casa.

E os outros?

Os outros são como se fossem "sobrinhos" de quem gosto muito e que também gostam da casa, mas só visitam a "tia" se não houver nenhum atrapalho ou programa "melhor", e mesmo vindo muitas vezes ficam contando os minutos para acabar os trabalhos.

O rapaz muito sério perguntou:

E por que a senhora não impõe regras para mudar isto?

Meu filho a Umbanda não pode ser imposta a ninguém, tem de ser praticado com entrega, o amor à religião não pode ser uma obrigação, ele deve nascer no coração de cada um, e o mais importante a Umbanda respeita o livre-arbítrio de todos os seres...

E nós, somos "filhos" ou "sobrinhos" de Umbanda?

Somos Umbandistas em todos os momentos de nossa vida, ou somos

Umbandistas somente uma vez por semana durante os trabalhos no terreiro.

Artigo escrito por: Marco Boeing (marco@ics.curitiba.org.br)
Dirigente da Associação Espiritualista Mensageiros de Aruanda - Curitiba-PR

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Invisibilidade

Vou divagar um pouco com os pensamentos, talvez consigam entender...

Sempre planejamos nossos dias de acordo com nossos desejos materiais, afetivos ou mesmo espirituais, e ao final desses dias muitas vezes temos vontade de nos tornar invisíveis, de virar casulo de borboleta e ali permanecer, quieto, isolado, perdido em nossos pensamentos, pois nossos desejos não foram concretizados.

A parti daí passamos a criar mentalizações negativas a respeito de nós mesmos, refletindo sobre nossa postura em relação ao fato não concretizado, ao desejo não realizado, enfim ao que possa ter dado errado em relação ao que queremos.

Mas se colocarmos Deus a frente de nossos desejos, perceberemos que ele sabe o que realmente precisamos naquele momento e, portanto se não conseguimos atingir tal objetivo, muitas vezes é a Mão de Deus intervindo em nosso favor para que não venhamos a sofrer futuramente maiores conseqüências.

O mundo esta passando por transformações perigosas e devemos ficar atentos, unidos na fé, na esperança e no amor, para que possamos enxergar o que nos rodeia, e para que juntos possamos nos fortalecer, sempre pautados na justiça, na compreensão e no amor incondicional, pois somente assim conseguiremos caminhar rumo a evolução. Sozinhos acabaremos nos perdendo neste mundo impiedoso e de expiações.

É preciso criar a cada instante novos objetivos, rumos e esperanças para acreditar em um futuro (não imediato), mas pautado nas várias vivências dos seres humanos e é essa certeza que me levanta todas as manhas, mas ao mesmo tempo quando meu espírito me mostra o outro lado, antes da minha escolha em voltar e quitar dividas pendentes, desejo ardentemente retornar e sinto que estou “me perdendo de mim mesma...”

Mas levanto todas as manhãs e agradeço a Deus por mais esse dia de prova e expiação, pois tenho a certeza de estou quitando mais uma parcela da dívida que tenho a cumprir...e espero ter forças suficientes para continuar levantando todas as manhãs e continuar agradecendo pelos boas coisas que alegram o meu coração e pelas não tão boas que me fazem aprender....