segunda-feira, 15 de março de 2010

Caridade...

Segundo o dicionário caridade significa: s.f. Na Teologia Amor a Deus e ao próximo: a caridade é uma das três virtudes teologais. / Na expressão comum, amor ao próximo: agir por pura caridade. / Esmola, favor, benefício: fazer a caridade. / Bondade, compaixão.

Mas será que nós compreendemos o que tudo isso quer dizer? Será que a praticamos no sentido puro da palavra?

Quando um irmão novo se junta a nós o recebemos nos preceitos da caridade e do amor? Damos a ele a oportunidade de “somar” conosco? Ou simplesmente o julgamos antes de conhecê-lo? Ou julgamos de onde ele veio, ou com quem veio? Nossa função não seria justamente o contrário?

Vinde a mim todos os cansados e sofredores que eu os aliviarei, essas são palavras de Jesus, e nós quando alguém nos procura os ajudamos? Ou simplesmente julgamos?

Esperemos pacientemente e se o irmão não condiz com o que esperamos, não faz mal, ele esta ali e cabe a nós ofertar a ele a fé, a caridade e o amor incondicional, e se um dia ele partir se lembrará que os irmãos de fé o receberam de braços abertos, como Cristo o faria...

Segundo Jesus Caridade é o contrário de egoísmo e humildade o contrário de orgulho. No livro dos Espíritos diz que a "Caridade, segundo Jesus, não se restringe somente à esmola, mas abrange todas as relações com os nossos semelhantes".

Buscamos em nosso dia-a-dia a felicidade, entretanto jamais a encontraremos se não praticarmos a caridade pura e ao mesmo tempo sermos humildes de coração, pois ninguém conseguirá a paz de espírito se for maldoso, egoísta, falso, insincero, etc. a paz só brotará em nossos corações a medida que consigamos “limpar” nossa mente e nosso coração de toda nocividade existente através do amor, da fraternidade, da solidariedade, do amparo aos mais fracos, do treino da paciência e por ai vai...é que chegaremos a verdadeira caridade e conseqüentemente seremos mais felizes......

Extraí do 2º número do Jornal a Caridade, julho de 1956 o paragrafo a seguir que apesar de escrito a muitos anos nos dá na minha visão o verdadeiro sentido da palavra CARIDADE:

“Apartar a pedra do caminho para que ninguém nela venha a tropeçar; Preparar o espírito para ajudar a qualquer momento; Não te maldizer daquilo que não te parecer justo; Não esperar que o necessitado te procure, vá ao encontro dele; Perdoar sempre, humilhar nunca; Não praticar atos contrários à consciência universal; Não falar mal de ninguém, servir sempre e de boa vontade!”

Muito Axé a todos os filhos de fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário