sábado, 31 de dezembro de 2011

Se Oxalá não é Jesus, Exu também não é o Diabo!



Muitas pessoas o confundem, pois o Diabo tem vários nomes como Zebu, Coisa Ruim, Lúcifer, Satanás e por ai vai. Fazemos grande confusão quando falamos de Exu, por isso vou explanar um pouco sobre esta entidade que nada tem a ver com o “Diabo”...


Exu é um GUARDIÃO que trabalha no plano baixo a favor da luz, ou seja, ele é um intermediário entre luz e trevas, um executor da justiça, ele não é ruim, nem bom, ele é JUSTO!

Essa idéia de que Exu é um demônio vem de longa data, talvez até mais de seis mil anos, quando na mesopotâmia, atribuíam tudo o que acontecia de mal e de ruim a dois fatores: primeiro as catástrofes que ocorrem na natureza e segundo os demônios que atormentavam a população. Diziam ser metade homem ou mulher e metade animal, com chifres e garras que viviam em cemitérios e outros locais, apareciam normalmente a noite e tinham fome de sangue. Havia também demônios bons que combatiam os maus, estes representavam os gênios guardiões.

Muitos anos, ou melhor, séculos depois os negros africanos em seus cultos nas senzalas passaram a incorporar os Exus, que tem uma forma bem peculiar ao falar, ora extrovertida, ora grosseira e acabaram por assustar os homens brancos que passaram a achar que eram demônios, isso também devido as oferendas feitas com carne e sangue que estavam presentes nos rituais africanos, tudo isso levou ao erro quando se comparou os demônios cristãos com os Exus, que acabou se disseminando pela população.

Hoje conhecemos vários Exus e suas imagens nos remetem a esses demônios, com rabo, chifres, etc., entretanto isso é apenas uma associação errônea de sua imagem, que muitas vezes o próprio Exu aparece nessa roupagem fluídica para ser reconhecido.

Enfim Exu é um guardião, soldado do bem, intermediário entre os homens e os Orixás, não faz o mal, mas muitas vezes devolve a quem o fez, não pede nada em troca a não ser fé em Deus e boas atitudes.

Em nossa casa Exu nos protege, corta demandas, desfaz trabalhos de magia, encaminham os obsessores para a luz ou para seu lugar de merecimento..,.portanto merece todo nosso respeito, e devemos lembrar que embora ele tenha incorporado essa forma fluídica de se apresentar não se julga nada, nem ninguém pela aparência em que se encontra!

Oração Sr Tranca Ruas

Tranca Rua, vós que sois a manifestação do divino, peço que possa se manifestar entre nós, conforme nosso merecimento. No seu poder, na sua força, e na sua magnitude, pelo caminho que só vós conheceis, pela força que só a vós pertenceis, e pelo poder de trancar a vós concedido, eu lhe rogo:
Que as trevas que habitam em mim sejam trancadas.
Que o ódio e o sentimento impuro, que emanam da minha alma, sejam trancados.
Que a falsidade que exala dos meus poros seja trancada.
Que o rancor e a miséria que habitam o meu coração sejam trancados.
Que a dissimulação e a superficialidade, que nasce da minha língua, sejam trancados.
Que o egoísmo e a maldade, que transcendem da minha mente, sejam trancados.
Que a palavra torta que sai da minha boca e o pensamento roto que sai da minha cabeça contra o próximo, sejam trancados.
Que a capacidade que os meus olhos têm de amaldiçoar e destruir sejam trancados.
E assim, fonte primária da criação, assim que trancar a tudo isso no seu âmago, pois é na vossa essência que tudo isso se desvitaliza, peço a vós que:
Destranque todas as portas do meu caminho.
Destranque todas as passagens da minha jornada.
Destranque toda prosperidade material e espiritual.
Destranque o meu coração das amarguras.
Destranque o meu sustento de cada dia.
Destranque o meu corpo espiritual e o meu corpo material da agonia, do desespero e da aflição que me assolam na calada da noite.
Destranque o meu emprego, o meu negócio e a minha morada material.
Destranque o martírio familiar pelo qual eu tenho passado.
Destranque os meus olhos para as maravilhas do mundo espiritual.
Destranque a minha liberdade!
Pois vós, Força Sagrada do Divino Criador, é o portador supremo da Vitalidade!
Laroiê Exú!!!
Salve Sr Tranca-Ruas!!!

domingo, 25 de dezembro de 2011

OXALÁ


No natal comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, mas será que ele é mesmo Oxalá? Ou o sincretismo era apenas uma forma de driblar os brancos e cristãos para que os negros pudessem expressar sua religiosidade sem repressão?
Bom, Oxalá criou a humanidade, por isso é o Orixá da criação. Ele equivale a Jesus que é uma das manifestações de Deus representado na trindade “Pai, Filho e Espírito Santo”, representa também o mais alto na hierarquia dos Orixás, fazendo neste ponto a relação com Jesus que quando na Terra pregou a Fé, portanto são divindades diferentes, sendo Jesus um médium supremo que veio a Terra para resgatar os homens e lhes transmitir a fé e a esperança da salvação.
Oxalá não desceu à Terra em forma humana, ele se manifesta através de suas radiações e vibrações que estimulam a fé e os sentimentos da religiosidade de cada ser humano. Ele se apresenta de três formas: como Oxaguian, Oxalá menino sincretizado  com o menino Jesus, Oxalá, sincretizado com Jesus Cristo e Oxalufan um Oxalá velho, sincretizado com Jesus no Monte das Oliveiras.
Oxalá em nosso conga  é representado por  Jesus de braços abertos representando o acolhimento independente da classe social, da cor e do status financeiro, é ele quem ordena os demais orixás a ajudar a seus filhos através dos guias e mensageiros.
Oxalá é energia Pura de Deus,  ÈPA BÀBÁ!
Feliz Natal , muita paz, fé e amor no coração de todos. Que esta data seja mais um dia de reflexão e  mudança de atitudes...
Salve meu Pai Oxalá. Senhor do branco, pai da luz. Senhor absoluto do universo, toda criação te saúda : êpa babá. Pai da misericórdia. Daí-me, Senhor, a paz o vigor e o rumo, nos meus caminhos.
Oxalá, meu Senhor, faz minha casa feliz e daí-me as bênçãos da prosperidade. Obrigado meu Deus, meu Senhor, meu Pai.
ÊPA BABÁ!