domingo, 25 de dezembro de 2011

OXALÁ


No natal comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, mas será que ele é mesmo Oxalá? Ou o sincretismo era apenas uma forma de driblar os brancos e cristãos para que os negros pudessem expressar sua religiosidade sem repressão?
Bom, Oxalá criou a humanidade, por isso é o Orixá da criação. Ele equivale a Jesus que é uma das manifestações de Deus representado na trindade “Pai, Filho e Espírito Santo”, representa também o mais alto na hierarquia dos Orixás, fazendo neste ponto a relação com Jesus que quando na Terra pregou a Fé, portanto são divindades diferentes, sendo Jesus um médium supremo que veio a Terra para resgatar os homens e lhes transmitir a fé e a esperança da salvação.
Oxalá não desceu à Terra em forma humana, ele se manifesta através de suas radiações e vibrações que estimulam a fé e os sentimentos da religiosidade de cada ser humano. Ele se apresenta de três formas: como Oxaguian, Oxalá menino sincretizado  com o menino Jesus, Oxalá, sincretizado com Jesus Cristo e Oxalufan um Oxalá velho, sincretizado com Jesus no Monte das Oliveiras.
Oxalá em nosso conga  é representado por  Jesus de braços abertos representando o acolhimento independente da classe social, da cor e do status financeiro, é ele quem ordena os demais orixás a ajudar a seus filhos através dos guias e mensageiros.
Oxalá é energia Pura de Deus,  ÈPA BÀBÁ!
Feliz Natal , muita paz, fé e amor no coração de todos. Que esta data seja mais um dia de reflexão e  mudança de atitudes...
Salve meu Pai Oxalá. Senhor do branco, pai da luz. Senhor absoluto do universo, toda criação te saúda : êpa babá. Pai da misericórdia. Daí-me, Senhor, a paz o vigor e o rumo, nos meus caminhos.
Oxalá, meu Senhor, faz minha casa feliz e daí-me as bênçãos da prosperidade. Obrigado meu Deus, meu Senhor, meu Pai.
ÊPA BABÁ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário