domingo, 22 de janeiro de 2012

Oxóssi sincretismo com São Sebastião

Mais uma vez faremos uma comparação entre o orixá e um santo católico: Oxossi e São Sebastião e verificaremos novamente que orixás e santos são diferentes, porém tem coisas em comum o que nos remete ao sincretismo.

Vou começar hoje falando sobre a palavra sincretismo, para que possamos entender melhor o texto e suas idéias.

Segundo o dicionário sincretismo é um sistema filosófico ou religioso que tende a fundir numa só várias doutrinas diferentes; ecletismo; Amálgama (mistura) de concepções heterogêneas, ou ainda como escritas no Aurélio: Fusão de elementos culturais diferentes, ou até antagônicos (contrários), em um só elemento, continuando perceptíveis alguns traços originários. Reunião artificial de idéias ou de teses de origens disparatadas (contrárias ao bom senso).

São Sebastião foi um romano que nasceu em 250 dC., foi um soldado do exército do imperador Diocleciano e como um bom soldado não poderia dizer-se seguidor de Jesus (cristão) pois, todos que o faziam eram presos, torturados e até mortos.

Entretanto São Sebastião era um Cristão, e muitas vezes agia em favor dos seguidores de Jesus, despertando a ira em outros soldados que o denunciaram ao imperador, este por sua vez mandou seus soldados levá-lo a um campo e o flecharam preso a uma árvore.

Após várias flechadas, os soldados se deram por satisfeito, pois acharam que ele havia morrido, entretanto pode se dizer que por um milagre isso não aconteceu, ele foi encontrado por uma mulher que cuidou de suas feridas.

Assim que totalmente curado voltou a se apresentar ao imperador Diocleciano criticando-o por sua crueldade e lhe ordenou que deixasse de adorar seus deuses falsos e suas esculturas, o imperador irado por sua atitude o prendeu novamente, sendo desta vez, açoitado até a morte.

Oxóssi é o orixá das matas, da caça, da fartura, protetor das florestas.

Usa como instrumento o arco e a flecha, a cor representada na umbanda é o verde, tem por domínio as matas, e o seu dia na semana é quinta-feira.

Oxóssi representa também o conhecimento, a inteligência e ao mesmo tempo a cautela, pois com sua única flecha não pode errar o alvo.

Por estar ligado a floresta, as matas ele também traz a cura de algumas doenças através das ervas e por ser um guerreiro também pedimos proteção espiritual e material.

Segundo o livro Doutrina e teologia de Umbanda de Rubens Saraceni, Oxóssi rege sobre o conhecimento e irradia o tempo todo a todos, porque é em si mesmo o Conhecimento Divino ou a onisciência de Deus.

Oxóssi é interpretado como a divindade que atua nos seres aguçando o raciocínio, esclarecendo-os e expandindo as faculdades mentais ligadas ao aprendizado das coisas religiosas, estimulando-os a buscar Deus sem fanatismo ou emotividade, mas com conhecimento e fé.

Oração a Oxóssi

Oh caçador! Guerreiro de uma única flecha. Rei das Matas, Rei da Umbanda. Pai da Inspiração e da Esperança, daí-me as bênçãos da prosperidade e inspira-me os pensamentos do bem.

Ajuda-me no sustento da minha fé; afim que possa cumprir com minhas obrigações e meus deveres neste mundo.

Indica-me com sua flecha sagrada os verdadeiros caminhos da prosperidade.

OKÊ, OXÓSSI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário