sábado, 31 de dezembro de 2011

Se Oxalá não é Jesus, Exu também não é o Diabo!



Muitas pessoas o confundem, pois o Diabo tem vários nomes como Zebu, Coisa Ruim, Lúcifer, Satanás e por ai vai. Fazemos grande confusão quando falamos de Exu, por isso vou explanar um pouco sobre esta entidade que nada tem a ver com o “Diabo”...


Exu é um GUARDIÃO que trabalha no plano baixo a favor da luz, ou seja, ele é um intermediário entre luz e trevas, um executor da justiça, ele não é ruim, nem bom, ele é JUSTO!

Essa idéia de que Exu é um demônio vem de longa data, talvez até mais de seis mil anos, quando na mesopotâmia, atribuíam tudo o que acontecia de mal e de ruim a dois fatores: primeiro as catástrofes que ocorrem na natureza e segundo os demônios que atormentavam a população. Diziam ser metade homem ou mulher e metade animal, com chifres e garras que viviam em cemitérios e outros locais, apareciam normalmente a noite e tinham fome de sangue. Havia também demônios bons que combatiam os maus, estes representavam os gênios guardiões.

Muitos anos, ou melhor, séculos depois os negros africanos em seus cultos nas senzalas passaram a incorporar os Exus, que tem uma forma bem peculiar ao falar, ora extrovertida, ora grosseira e acabaram por assustar os homens brancos que passaram a achar que eram demônios, isso também devido as oferendas feitas com carne e sangue que estavam presentes nos rituais africanos, tudo isso levou ao erro quando se comparou os demônios cristãos com os Exus, que acabou se disseminando pela população.

Hoje conhecemos vários Exus e suas imagens nos remetem a esses demônios, com rabo, chifres, etc., entretanto isso é apenas uma associação errônea de sua imagem, que muitas vezes o próprio Exu aparece nessa roupagem fluídica para ser reconhecido.

Enfim Exu é um guardião, soldado do bem, intermediário entre os homens e os Orixás, não faz o mal, mas muitas vezes devolve a quem o fez, não pede nada em troca a não ser fé em Deus e boas atitudes.

Em nossa casa Exu nos protege, corta demandas, desfaz trabalhos de magia, encaminham os obsessores para a luz ou para seu lugar de merecimento..,.portanto merece todo nosso respeito, e devemos lembrar que embora ele tenha incorporado essa forma fluídica de se apresentar não se julga nada, nem ninguém pela aparência em que se encontra!

Oração Sr Tranca Ruas

Tranca Rua, vós que sois a manifestação do divino, peço que possa se manifestar entre nós, conforme nosso merecimento. No seu poder, na sua força, e na sua magnitude, pelo caminho que só vós conheceis, pela força que só a vós pertenceis, e pelo poder de trancar a vós concedido, eu lhe rogo:
Que as trevas que habitam em mim sejam trancadas.
Que o ódio e o sentimento impuro, que emanam da minha alma, sejam trancados.
Que a falsidade que exala dos meus poros seja trancada.
Que o rancor e a miséria que habitam o meu coração sejam trancados.
Que a dissimulação e a superficialidade, que nasce da minha língua, sejam trancados.
Que o egoísmo e a maldade, que transcendem da minha mente, sejam trancados.
Que a palavra torta que sai da minha boca e o pensamento roto que sai da minha cabeça contra o próximo, sejam trancados.
Que a capacidade que os meus olhos têm de amaldiçoar e destruir sejam trancados.
E assim, fonte primária da criação, assim que trancar a tudo isso no seu âmago, pois é na vossa essência que tudo isso se desvitaliza, peço a vós que:
Destranque todas as portas do meu caminho.
Destranque todas as passagens da minha jornada.
Destranque toda prosperidade material e espiritual.
Destranque o meu coração das amarguras.
Destranque o meu sustento de cada dia.
Destranque o meu corpo espiritual e o meu corpo material da agonia, do desespero e da aflição que me assolam na calada da noite.
Destranque o meu emprego, o meu negócio e a minha morada material.
Destranque o martírio familiar pelo qual eu tenho passado.
Destranque os meus olhos para as maravilhas do mundo espiritual.
Destranque a minha liberdade!
Pois vós, Força Sagrada do Divino Criador, é o portador supremo da Vitalidade!
Laroiê Exú!!!
Salve Sr Tranca-Ruas!!!

domingo, 25 de dezembro de 2011

OXALÁ


No natal comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, mas será que ele é mesmo Oxalá? Ou o sincretismo era apenas uma forma de driblar os brancos e cristãos para que os negros pudessem expressar sua religiosidade sem repressão?
Bom, Oxalá criou a humanidade, por isso é o Orixá da criação. Ele equivale a Jesus que é uma das manifestações de Deus representado na trindade “Pai, Filho e Espírito Santo”, representa também o mais alto na hierarquia dos Orixás, fazendo neste ponto a relação com Jesus que quando na Terra pregou a Fé, portanto são divindades diferentes, sendo Jesus um médium supremo que veio a Terra para resgatar os homens e lhes transmitir a fé e a esperança da salvação.
Oxalá não desceu à Terra em forma humana, ele se manifesta através de suas radiações e vibrações que estimulam a fé e os sentimentos da religiosidade de cada ser humano. Ele se apresenta de três formas: como Oxaguian, Oxalá menino sincretizado  com o menino Jesus, Oxalá, sincretizado com Jesus Cristo e Oxalufan um Oxalá velho, sincretizado com Jesus no Monte das Oliveiras.
Oxalá em nosso conga  é representado por  Jesus de braços abertos representando o acolhimento independente da classe social, da cor e do status financeiro, é ele quem ordena os demais orixás a ajudar a seus filhos através dos guias e mensageiros.
Oxalá é energia Pura de Deus,  ÈPA BÀBÁ!
Feliz Natal , muita paz, fé e amor no coração de todos. Que esta data seja mais um dia de reflexão e  mudança de atitudes...
Salve meu Pai Oxalá. Senhor do branco, pai da luz. Senhor absoluto do universo, toda criação te saúda : êpa babá. Pai da misericórdia. Daí-me, Senhor, a paz o vigor e o rumo, nos meus caminhos.
Oxalá, meu Senhor, faz minha casa feliz e daí-me as bênçãos da prosperidade. Obrigado meu Deus, meu Senhor, meu Pai.
ÊPA BABÁ! 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Quem reinará em 2012?

Oxalá reinará 2012 seguido por Oxum, será neste ano o fechamento do portal, e portanto um ano de colher o que foi plantado, seja bom ou ruim...

Oxalá o senhor da força e do poder da vida, a Fé! Eis o que melhor define o Orixá Oxalá. Trará paz e a promessa de novos tempos, o amor de oxum também estará presente, haverá também uma grande limpeza na Terra, após o fechamento do portal surgirá uma nova era, mais consciente, mais humana, surgindo novamente o conceito de amor, do cuidar, do zelar ... Cores para este ano: branco, azul, amarelo e marrom.

Lenda da Criação

Oxalá, "O Grande Orixá" ou "O Rei do Pano Branco". Foi o primeiro a ser criado por Olorum, o deus supremo. Tinha um caráter bastante obstinado e independente.

Oxalá foi encarregado por Olorum de criar o mundo com o poder de sugerir (àbà) e o de realizar (àse). Para cumprir sua missão, antes da partida, Olorum entregou-lhe o "saco da criação". O poder que lhe fora confiado não o dispensava, entretanto de submeter-se a certas regras e de respeitar diversas obrigações como os outros orixás. Uma história de Ifá nos conta como. Em razão de seu caráter altivo, ele se recusou fazer alguns sacrifícios e oferendas a Exú, antes de iniciar sua viagem para criar o mundo.

Oxalá pôs-se a caminho apoiado num grande cajado de estanho, seu òpá osorò ou paxorô, cajado para fazer cerimônias. No momento de ultrapassar a porta do Além, encontrou Exé, que, entre as suas múltiplas obrigações, tinha a de fiscalizar as comunicações entre os dois mundos. Exé descontente com a recusa do Grande Orixá em fazer as oferendas prescritas, vingou-se o fazendo sentir uma sede intensa. Oxalá, para matar sua sede, não teve outro recurso senão o de furar com seu paxorô, a casca do tronco de um dendezeiro. Um líquido refrescante dele escorreu: era o vinho de palma. Ele bebeu-o ávida e abundantemente. Ficou bêbado, e não sabia mais onde estava e caiu adormecido. Veio então Odudua, criado por Olorum depois de Oxalá e o maior rival deste. Vendo o Grande Orixá adormecido, roubou-lhe o "saco da criação", dirigiu-se à presença de Olorum para mostrar-lhe o seu achado e lhe contar em que estado se encontrava Oxalá. Olorum exclamou: "Se ele está neste estado, vá você, Odudua! Vá criar o mundo!" Odudua saiu assim do Além e encontrou diante de uma extensão ilimitada de água.

Deixou cair a substância marrom contida no "saco da criação". Era terra. Formou-se, então, um montículo que ultrapassou a superfície das águas. Aí, ele colocou uma galinha cujos pés tinham cinco garras. Esta começou a arranhar e a espalhar a terra sobre a superfície das águas.

Onde ciscava, cobria as águas, e a terra ia se alargando cada vez mais, o que em iorubá se diz ilè nfè, expressão que deu origem ao nome da cidade de Ilê Ifé. Odudua aí se estabeleceu, seguido pelos outros orixás, e tornou-se assim o rei da terra.

Quando Oxalá acordou não mais encontrou ao seu lado o "saco da criação". Despeitado, voltou a Olorum. Este como castigo pela sua embriaguez proibiu ao Grande Orixá, assim como aos outros de sua família, os orixás funfun, ou "orixás brancos", beber vinho de palma e mesmo usar azeite-de-dendê. Confiou-lhe, entretanto, como consolo, a tarefa de modelar no barro o corpo dos seres humanos, aos quais ele, Olorum, insuflaria a vida.

Por essa razão, Oxalá também é chamado de Alamorere, o "proprietário da boa argila".

Pôs-se a modelar o corpo dos homens, mas não levava muito a sério a proibição de beber vinho de palma e, nos dias em que se excedia, os homens saiam de suas mãos contrafeitas, deformadas, capengas, corcundas. Alguns, retirados do forno antes da hora, saíam mal cozidos e suas cores tornavam-se tristemente pálidas: eram os albinos. Todas as pessoas que entram nessas tristes categorias são-lhe consagradas e tornam-se adoradoras de Oxalá.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Orixá Tempo

Alguns dias atrás, quando em raro momento sentei em frente à TV, ouvi no inicio de uma novela da Rede Globo uma música de Caetano Veloso, cantada por Maria Gadú chamada Oração ao Tempo, e passei a refletir sobre suas palavras:

Tempo é um orixá, conhecido no Brasil também como Orixá da Gameleira Branca, sua lenda diz que era um homem muito agitado que fazia e resolvia muitas coisas ao mesmo tempo. Entretanto, este homem vivia reclamando e cobrando de Zambi que o dia era muito pequeno para fazer e resolver tudo que quisesse. Um dia, Zambi lhe disse: “Eu errei em sua criação, pois você é muito apressado”.. Ele então respondeu a Zambi: “Não tenho culpa se o dia é pequeno e as horas miúdas, não dando tempo para realizar tudo que planejo”. A partir desse momento, Zambi então determinou que esse homem passasse a controlar o tempo. Tendo domínio sobre os elementais e movimentos da natureza, rege as estações do ano e está ligado ao frio, ao calor, à seca, às tempestades, ao ambiente pesado e ao ambiente agradável.

Lembrando que O TEMPO DA, O TEMPO TIRA, O TEMPO PASSA E A FOLHA VIRA, muitas vezes precisamos que o tempo nos seja favorável, e outras não, ou seja, precisamos as vezes que o tempo seja curto, outras vezes longo... Com o Tempo, muitas coisas mudam, dependendo de nós seu bom uso...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ANJO DA GUARDA

Cada religião fala de maneira diferente:

Segundo o catolicismo os Anjos da guarda são enviados de Deus para nos acompanhar e proteger durante nossa vida na Terra. Um versículo que sustenta essa afirmação esta em Êxodo 23,20 que diz: “Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei”.

É comemorado pela igreja católica em 2 de outubro, data instituída pelo Papa Clemente X e a partir do ano de 1111 surgiu a oração:

“Anjo do Senhor - que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião - guardai-me neste dia (tarde ou noite) iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém”.

Na Umbanda ele é um espirito celestial de uma energia fortissima que atinge os seres humanos independente de sua religião ou credo.

São eles que protegem e ajudam a manter o equilibrio dos médiuns no momento da incorporação e da desincorporação, tanto que quando o médium ao desincorporar fica meio em transe os “Pais de Santo” colocam a mão sobre o coração do médium e dizem: “fulano seu anjo da guarda te chama!”. Por isso devemos mante acesa uma vela branca, mel e um copo com água ao lado fazendo nossas orações pelo menos a noite antes de dormir e pela manhã ao acordar.

Para firmar o Anjo da Guarda acenda a vela branca e segure-a com a mão direita à frente e acima da cabeça, faça esta evocação:

Eu Evoco a Deus, sua Lei Maior e sua Justiça Divina!

Evoco meu Anjo da Guarda ofereço a vós esta vela e peço que a imante, cruze e consagre em vosso poder se fazendo presente por meio dela em minha vida, em meu coração, palavras e mente!

Encoste a vela em cima de sua cabeça e imagine a luz dela alcançando o infinito, no alto onde se encontra seu anjo da guarda com o Altíssimo, a luz sobe como um facho e quando alcança o anjo a luz Dele desce por este facho o iluminando ainda mais até alcançar o alto de sua cabeça, entrando por seu corpo, de dentro para fora e de fora para dentro o envolvendo todo em sua luz, neste momento dê sete voltas em sentido horário com a vela acima de sua cabeça. Após, feito isso se certifique que a vela está em local seguro, tomando o cuidado para não queimar cortinas nem tapetes e evitando estar ao lado de gás ou acessível a crianças e/ou animais domésticos. Esta Vela pode estar num altar, acima de uma mesa ou no chão, pois o que importa é que no ato de acender e evocar, neste momento, a vela estava acima de sua cabeça, agora basta firmá-la em um local seguro. Coloque um pouco de mel em torno da vela e o copo de água ao lado dizendo. Meu anjo da guarda vos ofereço esta água e este mel, para que me proteja e envolva meu corpo material, astral e espiritual em vossos eflúvios e irradiações doces, benéficas e revitalizantes. Me inspire bons pensamentos e ações, afastando o mal de minha vida. AMÉM.

Caso ache necessário faça outros pedidos.

Oração Umbandista ao Anjo da Guarda

Anjo de Luz, Guardião da minha vida.
A Ti fui confiado pela Misericórdia de Deus.
Ilumina meu espírito,
Guarda-me da maldade,
Orienta a minha inspiração,
Fortalece a minha sintonia com a Espiritualidade Superior
e torna-me forte diante das tempestades que venham a afligir meu intimo.
Lembre-me todos os dias de não julgar nem ferir.
Banhe a minha mente de Amor e Harmonia, para que eu possa tornar o mundo melhor para aqueles que convivem comigo.
Quero assim me tornar digno de sua proteção e amor.

Assim seja.